Fé e luz: a arquitetura judaica

Poucas religiões têm tanta história e simbolismo quanto o judaísmo. Como a religião monoteísta mais antiga do mundo, remonta a cerca de quatro mil anos. No judaísmo, a arquitetura e as casas de culto servem como locais não apenas para serviços litúrgicos, mas também para reuniões e estudos. Hoje, os arquitetos estão repensando o projeto de sinagogas e espaços de encontro comunitário para celebrar o judaísmo, a reflexão e a comunidade.

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 2 de 11Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 3 de 11Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 4 de 11Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 5 de 11Fé e luz: a arquitetura judaica  - Mais Imagens+ 6

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 2 de 11
© Iwan Baan

Não existe um tipo único de sinagoga, e nem todas as sinagogas são arquitetonicamente distintas. Toda sinagoga, no entanto, deve ter algumas características essenciais. Estas devem incluir o bimah, a plataforma onde o líder fica e de onde a Torá é lida, bem como a arca, sala que contém os rolos da Torá. Juntos, eles mantêm um relacionamento físico um com o outro e seus respectivos papéis no serviço judaico. As sinagogas modernas exercem as mesmas funções básicas associadas às antigas, mas também passaram a incluir programas sociais, recreativos e filantrópicos. Explorando o judaísmo contemporâneo através do projeto das sinagogas, os exemplos a seguir respeitam a tradição enquanto estabelecem novas formas de encontro, estudo e oração.

Sinagoga e Centro Comunitário C.I.S. / JBA + Gabriel Bendersky + Richard von Moltke

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 5 de 11
© Aryeh Kornfeld

A Comunidade Judaica de Santiago, que funcionou durante quase cinquenta anos na Grande Sinagoga da rua Serrano, na zona sul da cidade, decide mudar a sua sede para a zona leste, acolhendo assim uma maior comunidade, com atividades sociais e culturais, para além das religiosas. A tarefa não consistia apenas em combinar um programa amplo e híbrido de tipo e tamanho, categoria e uso, mas também exigia fornecer uma alta cota de simbolismo ao percurso e à experiência espacial em geral.

Sinagoga SoHo / Dror

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 8 de 11
© John Hall

A Sinagoga do SoHo é a primeira sinagoga dessa comunidade e representa uma nova visão que traduz a inspiração do judaísmo para uma nova geração. Com uma abordagem vanguardista, o rabino Dovi Scheiner, juntamente com sua esposa Esty, fundadores da sinagoga, construíram uma plataforma religiosa que convida a comunidade a integrar totalmente sua religião em seu estilo de vida moderno. Consciente da mentalidade aberta da população judaica da parte baixa de Manhattan, a Sinagoga do SoHo procura reinventar este local como um ambiente confortável e agradável para o crescimento pessoal e a conexão comunal.

Nova Sinagoga Dresden / Wandel Hoefer Lorch + Hirsch

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 4 de 11
© Norbert Miguletz

Dresden é caracterizada por duas destruições: a sinagoga de Gottfried Semper no "Reichskristallnacht" em 9 de novembro de 1938 e toda a cidade histórica em 13 e 14 de fevereiro de 1945 por bombardeios aliados. As destruições estão historicamente ligadas. No entanto, as consequências arquitetônicas não poderiam ser mais diferentes. Por um lado, Dresden reproduz os monumentos históricos, estabelecendo uma falsa continuidade e uma problemática pretensão de estabilidade arquitetônica. Por outro lado, a nova sinagoga representa uma tentativa que investiga o conflito entre estabilidade e fragilidade.

Templo Sinai / Mark Horton Architecture + Michael Harris Architecture

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 7 de 11
© Ethan Kaplan Photography

O Templo Sinai, a maior e mais antiga sinagoga judaica de East Bay, cresceu em torno de seu santuário de referência de 1918 com novos edifícios de uma forma que desassociou todas as suas diferentes atividades. O novo programa de construção do Templo incluiu uma nova capela, salas de aula, uma pré-escola, escritórios administrativos e uma biblioteca, porém, o mais importante é que cria-se um novo desenho para organizar esses elementos díspares em um lugar onde seus fiéis podem sentir um maior senso de comunidade e onde as pessoas podem se encontrar em espaços casuais para conversas espontâneas.

Sinagoga Babyn Yar Synagogue / Manuel Herz Architects

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 9 de 11
© Iwan Baan

Babyn Yar é uma área arborizada com uma inclinação profunda localizada a oeste de Kiev, na Ucrânia, que costumava marcar o limite da cidade. É o local que carrega um dos piores massacres do regime nazista, quando em 29 e 30 de setembro de 1941 cerca de 35.000 judeus foram mortos a tiros pelas tropas alemãs. A Babyn Yar Holocaust Memorial Foundation iniciou um processo de implementação de uma série de intervenções nos próximos anos para rememorar a história do local em toda a sua complexidade. A Sinagoga Babyn Yar representa o primeiro edifício desta iniciativa.

Centro de Documentação e Pesquisa Judaica do México / Ezra Cherem Behar & Alan Cherem Hamui

Fé e luz: a arquitetura judaica  - Imagem 3 de 11
© LGM Studio - Luis Gallardo

Embora não seja uma sinagoga no sentido tradicional, este projeto surge da necessidade de toda a comunidade judaica no México de manter e preservar sua história em um local seguro e público. Construído em uma pequena área ao lado da Sinagoga Rodfe Sedek da década de 1930, na ressurgente Colonia Roma na Cidade do México, o novo volume serve como caminho para entrar no antigo, que ganha um novo propósito funcionando como museu e arquivo com informações relevantes sobre a cultura judaica, especialmente no México.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Fé e luz: a arquitetura judaica " [Faith and Light: The Architecture of Judaism] 28 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977260/fe-e-luz-a-arquitetura-judaica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.